DESENVOLVIMENTO DA VACUIDADE DA MENTE – 1º ASPECTO / CORPO ABSOLUTO (DHARMAKAYA)
A vacuidade é o componente da mente onde a claridade e a inteligência operam – o espaço.
“TODO O PODER ESTÁ NO SILÊNCIO, NO INEFÁVEL”
1 – MEDITAÇÃO PSICOLÓGICA
OBJETIVO PSIQUICO – Desenvolver a capacidade de criar na mente o espaço que possibilita a presença do “SI” ou “EU SOU AQUILO”.
REFLEXO PRÁTICO – Acalmar a mente a fim de possibilitar o estudo profundo de todas as suas manifestações psíquicas e a sublimação dos seus defeitos e vícios através da oração.
OBJETIVO ESPIRIRITUAL OU SUPERIOR – Seu objetivo é o exercício da elevação da consciência através da experiência da vacuidade (1º componente da mente – 1º Logos – O Espírito – O Pai – A Vontade-poder).
ETAPAS:
1 – Verbalização de propósitos (INTERIOR e EXTERIOR);
2 – RELAXAMENTO – Relaxamento completo;
3 – ANCORAGEM MENTAL – Fixe o a origem dos pensamentos (a mente) no centro magnético do coração (anahata);
4 – RETROSPECTIVA – Exercício retrospectivo, a fim de reviver os eventos do dia;
Devemos nos prender aos detalhes: reviver a seqüência dos fatos, recriar o ambiente em nossa mente, sentir e pensar as mesmas coisas que sentimos durante o dia;
5 – INVESTIGAÇÃO – Tente lembrar-se detalhadamente a forma de atuação daquele defeito específico: a forma dele, como ele age e quando ele aparece;
6 – ANÁLISE – Lembrar-se sobre o desenvolvimento do defeito: quando ele surgiu, como cresceu, até onde vai sua profundidade e sutileza ao se fazer presente;
7 – REFLEXÃO – Fazer o “julgamento ou reflexão”: reflita no mal que o defeito traz nos relacionamentos com as pessoas e a felicidade que teríamos sem a sua existência;
8 – ORAÇÃO – Faça uma oração de pedido ao 3º Logos (a Mãe Natureza), com o coração e com arrependimento, lembrando dela como um aspecto seu, uma parte sua. Ela representa toda parte material e a vida elemental dentro de você. A oração sublima o objetivo da meditação.
ATENÇÃO: A MESMA MEDITAÇÃO PODE SER FEITA COM ENFOQUE NO “TRAÇO PSICOLÓGICO PARTICULAR”, ISTO É: NO DEFEITO MAIS PROEMINENTE NO PRATICANTE (PECADOS CAPITAIS OU CABEÇAS DE LEGIÃO) QUE SÃO ORIGENS DOS DEMAIS DEFEITOS.