Os seis poderes do estudo, contemplação memória compreensão, diligência e perfeição.
A representação gráfica da prática de Samatha.
A palavra tibetana para Samatha significa Calma (Tib: Zhi gnas). A prática da Meditação Samatha desenvolve a habilidade de focar a mente em equilíbrio unifocalizado ou concentração perfeita. É praticada em um lugar isolado, adotando a “postura de meditação de sete pontos de Vairochana“.
No thangka, nove estágios progressivos de desenvolvimento mental são mostrados . ” Seis poderes de Estudo, Contemplação, Memória, Compreensão, Diligência e Perfeição. Uma chama ardente de um lado, que mostra o grau de esforço necessário para desenvolver tanto a recordação consciente quanto os entendimentos . Esta chama diminui gradualmente em cada estágio progressivo. Aqui estão os nove estágios da meditação.
ESTÁGIO 1 – O PODER DO ESTUDO:
O monge é mostrado segurando uma aguilhada em forma de gancho e um laço , que representam a compreensão clara e a lembrança consciente . O elefante representa a mente e sua cor preta, o embotamento mental. O macaco é a distração ou agitação mental. Ele também é preto.
Este estágio é alcançado através do poder do estudo ou da audição . O monge fixa sua mente no objeto de concentração. Ele é retratado como perseguindo o elefante com seu laço e aguilhão em forma de gancho. O macaco corre descontroladamente, liderando o elefante.
ESTÁGIO 2 – O PODER DA CONCENTRAÇÃO:
Este estágio é alcançado através do poder de concentração e do prolongamento do período de concentração no objeto.
Há as cinco oferendas de objetos sensoriais: a Seda (toque), as frutas (gosto), a concha (cheiro), os címbalos (som) e o espelho (visão). Esses são os objetos de distração.
O elefante e o macaco começam a ficar brancos na cabeça, o que mostra o progresso contínuo na fixação e na sustentação do objeto de concentração.
ESTÁGIOS 3 e 4 – O PODER DA MEMÓRIA:
Esses estágios são atingidos através do poder da memória e da recordação . O meditador aqui, mantém a concepção clara e detalhada do objeto.
O monge finalmente laça o elefante e fixa a mente errante do objeto. A lebre, que agora aparece nas costas do elefante, representa o aspecto mais sutil do afundamento ou torpor mental.
O elefante, o macaco e a lebre olham para trás, tendo reconhecido os objetos de distração mental.
ESTÁGIOS 5 e 6 – O PODER DA COMPREENSÃO:
Este estágio da meditação Shamatha é alcançado pela absorção do poder da compreensão clara.
O macaco agora segue o elefante. O monge fisga o elefante com sua aguilhada, o que mostra que a mente parou de vagar.
À medida que a lebre desaparece nesta fase , a mente é controlada e pacificada.
ESTÁGIOS 7 e 8 – O PODER DA DILIGÊNCIA:
Esses estágios são alcançados através do poder da perseverança energética.
Agora o macaco deixa o elefante e se agacha atrás do monge, em completa submissão. Ainda há traços de preto no elefante, o que significa que o afundamento e a dispersão mais sutis podem continuar a surgir.
No 8º estágio, o macaco desaparece e o elefante fica completamente branco. Isso representa a concentração única da mente.
ESTÁGIO 9 – O PODER DA PERFEIÇÃO:
Este é o estágio da equanimidade perfeita. Como o caminho terminou, o elefante agora está em repouso. Do coração do monge, emana um arco-íris.
A parte superior da thangka representa o décimo e o décimo primeiro estágios, onde:
O monge voa sozinho, Bem-aventurança corporal.
Ele monta o elefante, Alcançando Shamatha.
Cavalgando no elefante através do arco-íris, Felicidade mental.
O monge empunha a espada flamejante de insights perfeitos e cavalga ao longo do arco-íris. De seu coração, emanam os dois arco-íris escuros que representam os obstáculos cármicos, a ilusão mental e as obscuridades dos instintos de distorção mental.
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