Formação dos Samskaras
Definição:
Os samskaras são tendências, desejos e impressões geradas por experiências anteriores e ações. Eles são considerados uma das condições que formam a continuidade da consciência e afetam o comportamento e as percepções atuais.
Os samskaras podem ser considerados, a grosso modo, como trilhas, cicatrizes ou sulcos, que são impressos em nossa consciência e que interferem diretamente na nossa tendência de se comportar de uma determinada maneira diante de uma determinada situação.
Quando nos identificamos com uma determinada situação e reagimos a ela, criamos uma realidade paralela, que não deveria existir no plano da vida.
É como se disséssemos “Não gostei disso como é. Quero fazer diferente”. ou ainda: “Gostei disso. Quero repetir de novo”.
Em ambos os casos há o descontentamento com o fato presente, a não aceitação do que é. O fato existe independentemente que se goste ou não.
O julgamento (gostar ou não gostar) da Alma causado pela identificação (identificação é o desejo de possuir, ou de não possuir ou de de ser ou de não ser – tanha) faz com que o mesmo fato seja vivido e revivido inúmeras vezes, na mesma vida ou em muitas vidas sobresequentes (reencarnações posteriores).
Por exemplo: o desejo de ser rico ou famoso é um tipo de identificação. O desejo de não adoecer é outro tipo de identificação.
O fato é que gostar ou detestar qualquer fato ou coisa que se apresente é não aceitar as coisas como são. Essa resistência cria os samskharas e consequentemente à fonte do karma, que forçará a repetição da experiência no futuro, quando este karma estiver perfeitamente maduro e pronto para ser colhido (prarabdha karma), nessa ou noutra vida.
A mente cria fisicamente, em sua camada mental (manas) sulcos ou cicatrizes, que funcionam como um disco disco de vinil arranhado, que sempre volta para o mesmo ponto da música, quando ela é tocada.
Para que a música toque perfeitamente, do começo ao fim sem interrupções, é necessário que se se elimine estes arranhões. Estes “arranhões” são os samskharas ou tendências que são criadas pela mente e que carregamos na consciência, vida após vida, encarnação após encarnação.
Estas tendências, embora criadas na mente (manas), se depositam e influenciam todas as outras demais camadas físicas do corpo de personalidade: no corpo emocional (astral), no corpo energético (prânico) e até mesmo no corpo físico (etérico e denso).
Essas “tendências” que temos de reagir de determinada forma frente a determinada situação permanecem mesmo após a(s) morte(s), pois mesmo após a destruição dos corpos físicos (denso e etérico), astral e mental, permanecerão latentes os átomos permanentes que carregarão consigo a consciência (vijñãna skandha) das experiências vividas durante o período de encarnação daquela Alma.
Eles (os 4 átomos permanentes) conterão toda a história daquela personalidade, a sua evolução, as suas limitações, e conforme foi dito, conterão também a semente (bija) e consequentemente a causa dos seus medos, suas dúvidas, sua culpa, suas frustrações e angústias. Assim como os seus desejos, virtudes, preferências etc.
Os átomos permanetes carregam em sí toda a fonte do karma futuro (agami), assim como também são portadores das tendências ou samskharas, que por sua vez possuem potencial coercitivo (quase) irresistível para a Alma de gerar mais karma.
Processo de Formação dos Samskharas:
Experiências Sensoriais: Quando interagimos com o mundo, nossas experiências sensoriais (vista, audição, tato, etc.) são processadas. Cada experiência cria uma impressão.
Reação Mental: As reações a essas experiências, que envolvem julgamento e avaliação, geram tendências associadas (samskaras) que influenciam futuras percepções e reações.
Armazenamento nos Skandhas: Essas impressões são armazenadas na consciência (uma das skandhas) e moldam a formação do eu e das emoções (soma dos skandhas: forma, sensação, reconhecimento, volição e consciência), lembrando que karma e skandha são a mesma coisa, um é chamado de karma pelo hinduísmo e o outro é chamado de skandha pelo budismo.
Ciclo de Produção: Os samskaras, então, se alimentam de novas experiências, gerando um ciclo que pode perpetuar o sofrimento se não forem compreendidos e transcendidos.
Alojamento dos Samskaras
Os samskaras podem ser alojados nos seguintes veículos:
Veículo Físico: Enquanto os samskaras são essencialmente mentais, eles podem se manifestar em nosso corpo físico através de tensões, emoções somáticas ou comportamentos.
Veículo Psíquico: Os samskaras ficam registrados na nossa psique, influenciando nossos pensamentos, hábitos e reações emocionais.
Veículo Mental: Os samskaras também habitam na mente, formando padrões de pensamento e condicionamento que moldam a nossa visão de mundo.
Implicações dos Samskaras
Os samskaras influenciam a vida cotidiana ao criar tendências que podem levar ao sofrimento, apego ou aversão. Isso é central na filosofia budista, pois é esse condicionamento que cria o ciclo do renascimento e o ciclo do sofrimento (samsara).
Processo para Eliminar ou Neutralizar os Samskaras
Existem várias práticas no para neutralizar ou eliminar os samskaras:
Meditação: A prática regular de meditação ajuda a observar pensamentos e emoções sem apego, permitindo que os samskaras sejam efetivamente liberados ou transformados.
Consciência (Mindfulness): A atenção plena ajuda a reconhecer quando os samskaras estão influenciando nossas ações, permitindo uma resposta mais consciente em vez de reações automáticas.
Compreensão da Vacuidade: O entendimento da vacuidade (sunyata) permite que o indivíduo perceba a impermanência dos samskaras e a falta de um eu permanente, contribuindo para sua dissolução.
Prática Ética: O cultivo de ações éticas (como o não-apego e a compaixão) pode reprogramar as impressões mentais e criar samskaras positivos, em vez de negativos.
Processo de formação e impressão dos samskaras na consciência:
Nota – Diferenças entre mente pensante e intelecto:
Mente pensante:
A faculdade da mente, localizada no córtex pré-frontal esquerdo, que gera pensamentos, raciocínio, lembrança, julgamento, imaginação, especulação, esperança, expectativa, antecipação e inferência, com base na experiência passada, conhecimento e aprendizado. Uma parte importante da mente pensante é o intelecto e, junto com a consciência , eles constituem a mente da pessoa comum, ou mente mundana , ou mente falsa . Ela é focada no passado, pois é baseada na memória, experiência passada. A Mente Pensante também foi chamada de Base Mental.
Intelecto:
A faculdade da mente que gera raciocínio, especulação, dedução, planejamento. O intelecto, junto com a mente pensante e a consciência , forma a mente da pessoa comum, ou mente mundana , ou mente falsa . Ela é focada no futuro e é a base para a inteligência e a personalidade.
O “intelecto desperto” (V: trí năng tỉnh ngộ), segundo Buda, se refere ao intelecto que foi desperto para os ensinamentos espirituais corretos. Ele nos leva a estudar estes ensinamentos, refletir sobre eles e colocá-los em prática. Embora a linguagem ainda esteja envolvida neste estágio, este é um passo crítico em nossa jornada espiritual. O Buda se refere a tal pessoa como alguém “que entrou na corrente sagrada” (V: Nhập dòng thánh).
Créditos:
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