Upachakras – Chakra Occipital e Chakra Temporal

Vamos conhecer um pouco sobre alguns chakras secundários (upachakras) e menos conhecidos, pois não fazem parte dos principais chakras abordados pela literatura mais comum.
Vamos falar especificamente sobre dois chakras que possuem relação direta com alguns dos principais chakras da região da cabeça. São eles: o da nuca (occipital) e o das têmporas.
Vamos fazer uma breve análise sob o prisma de três tradições filosóficas diferentes: o hinduísmo (yoga/tantra), o budismo (vajrayana) e a Kabbalah judaica.

Deve-se ter como premissa que como esses chakras não são parte dos sistemas clássicos, as referências são indiretas ou aparecem em contextos específicos.

1. Literatura Hindu (Yoga/Tantra)

No sistema hindu tradicional, os 7 chakras principais são os mais estudados, mas textos tântricos e de Kundalini Yoga mencionam chakras secundários (upachakras):

Nuca(Occipital):
– Associado ao Lalana Chakra (ou Talu Chakra), localizado no palato mole ou na base do crânio. No Shat-Chakra-Nirupana (texto clássico do século XVI), ele é vinculado à retenção do néctar divino (amrita) e à purificação.
– Em algumas tradições tântricas, a nuca é ligada ao Bindu Visarga, um ponto na parte posterior da cabeça (próximo à fontanela) considerado fonte de energia criativa e espiritual.

Têmporas:
– Não há um chakra específico nas têmporas nos textos clássicos, mas o Ajna Chakra (terceiro olho) estende sua influência para essa região. No Yoga Kundalini Upanishad, a ativação do Ajna envolve também áreas laterais da cabeça.

Fontes:

– Shat-Chakra-Nirupana* (traduzido por Sir John Woodroffe, em The Serpent Power).
– Yoga Kundalini Upanishad (versão da coleção de 108 Upanishads).

2. Budismo Vajrayana (Tibetano)
No budismo tibetano, o sistema de **chakras** é semelhante ao hindu, mas com ênfase em **canais energéticos** (*nadis*) e **centros de consciência**:

Nuca (Occipital):
– Chamado de “Chakra da Grande Porta” em algumas práticas de tummo (yoga do calor interno). Está associado ao cruzamento dos canais “roma” (direito) e “kyangma” (esquerdo), que sobem pela coluna.
– No Kalachakra Tantra, a região occipital é vinculada à “Fonte da Fala”, um ponto de controle da energia sutil.

Têmporas:
– Relacionadas ao **”Chakra da Roda do Tempo”** (*Kalachakra*), que envolve a cabeça como um todo. Práticas de visualização usam as têmporas para equilibrar energias solares (direita) e lunares (esquerda).

Fontes:
– Kalachakra Tantra* (textos do Budismo Tibetano).
– The Tibetan Book of Living and Dying (Sogyal Rinpoche) — menciona os canais energéticos secundários.

3. Kabbalah (Misticismo Judaico)
Na Kabbalah, os centros energéticos são equivalentes aos **Sefirot** (esferas da Árvore da Vida), mas há menções a **centros sutis no corpo**:

Nuca (Occipital):
– Associada à **”Yesod do Da’at”** — uma extensão oculta da sefirá “Da’at” (conhecimento), que fica na parte posterior do crânio. Está ligada à conexão entre a mente e a revelação divina.
– No Zohar, a nuca é citada como local onde “o anjo da morte toca”, simbolizando a transição entre estados de consciência.

Têmporas:
– Vinculadas a **Netzach** (vitória) e “Hod” (glória), as sefirot que governam os lados direito e esquerdo do corpo. Algumas práticas de meditação cabalística focam nas têmporas para equilibrar julgamento (esquerda) e misericórdia (direita).

Fontes:
– Zohar (principal texto da Kabbalah, especialmente as seções sobre anatomia espiritual).
– Gate of Reincarnations* (Rabbi Isaac Luria) — discute pontos energéticos na cabeça.

Conclusão
Embora esses chakras **não sejam centrais** nas tradições citadas, há referências indiretas em:
1. * Hinduísmo: *Lalana Chakra* e “Bindu Visarga” (nuca) + extensões do “Ajna” (têmporas).
2. * Budismo: Cruzamento de canais na nuca e “Kalachakra” (têmporas).
3. * Kabbalah: “Yesod do Da’at* (nuca) e equilíbrio *Netzach-Hod” (têmporas).

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