Pravritti Marga e Nivritti Marga – Os Caminhos Externo e o Interno

Pravritti Marg e Nivritti Marg são dois conceitos filosóficos no Hinduísmo, particularmente no contexto da espiritualidade e da busca de objetivos de vida.

Pravritti Marga

Definição : Pravritti Marg ou Pravritti Marga, o caminho externo, também conhecido como o caminho da ação ou o caminho do engajamento, concentra-se em atividades e responsabilidades mundanas.

Características :
Enfatiza a participação ativa na sociedade e no mundo material.

Incentiva os indivíduos a cumprirem seus deveres (dharma) e a se envolverem em ações justas.

Frequentemente associado à busca de sucesso, riqueza e status social, desde que sejam alcançados por meios éticos.

É considerado um caminho necessário para aqueles que ainda não alcançaram a sabedoria ou a realização para buscar uma vida mais renunciada.

Nivritti Marga

Definição : Nivritti Marg ou Nivritti Marga, o caminho interno, ou o caminho da renúncia, enfatiza a retirada das atividades mundanas e a busca do conhecimento espiritual e da libertação (kaivalya – na ashtanga yoga ou moksha, no hinduísmo).

Características :
Concentra-se na contemplação interior, meditação e autorrealização.

Incentiva o desapego de bens materiais e desejos.

Frequentemente considerado adequado para aqueles que atingiram um nível de maturidade na compreensão espiritual e buscam verdades mais profundas além do reino físico.

É visto como um caminho para a libertação do ciclo de nascimento e renascimento (samsara).

Comparação

Engajamento vs. Desapego : Pravritti Marg incentiva o engajamento com o mundo, enquanto Nivritti Marg promove o desapego dele.

Objetivos : O objetivo do Pravritti Marg geralmente está relacionado ao cumprimento dos deveres e à obtenção de sucesso no mundo material, enquanto o Nivritti Marg visa à libertação espiritual e à realização do eu.

Adequação : Pravritti Marg é geralmente visto como mais adequado para aqueles que ainda estão envolvidos na vida mundana, enquanto Nivritti Marg é para aqueles que estão prontos para renunciar aos apegos mundanos.

Ambos os caminhos são reconhecidos na filosofia hindu, e os indivíduos podem escolher um ou outro com base em suas inclinações pessoais e maturidade espiritual. No final das contas, ambos podem levar ao crescimento espiritual, embora por meio de abordagens diferentes.

O texto abaixo explica um pouco mais sobre os dois caminhos, com outro enfoque diferente.

“De acordo com as instruções védicas, há dois caminhos para as atividades humanas, um é chamado pravṛtti – mārga , e o outro é chamado nivṛtti – mārga.

As ordens sociais são divididas em quatro partes — brahmacarya, gṛhastha, vānaprastha e sannyāsa — e somente na vida do chefe de família (gṛhastha), o pravṛtti – mārga pode ser encorajado ou aceito, desde que seja de acordo com as instruções védicas.

O nivṛtti – mārga é seguido pelos os yatis ou transcendentalistas, aqueles cuja único objetivo é a ascensão da vida espiritual ( kaivalya ).

O princípio básico para qualquer um desses caminhos é a vida religiosa.

Na vida animal, há apenas pravṛtti – mārga . Pravṛtti – mārga significa a satisfação do prazer dos sentidos, e nivṛtti – mārga significa avanço espiritual sem a satisfação dos sentidos.

Na vida dos animais e demônios (veja os seis reinos da existência cíclica), não há concepção de nivṛtti – mārga , e no casos dos demônios, não há sequer concepção real de pravṛtti – mārga.

pravṛtti – mārga sustenta que, embora algumas pessoas tenham propensão à gratificação dos sentidos, este alguém pode saciar suas demandas de acordo com as instruções védicas.

Os Vedas orienta que embora todos tenham naturalmente propensão à vida sexual, tal satisfação dos sentidos não devem ser apreciados sem restrições, como é feito nos reinos demoníacos e dos animais.

De acordo com a cultura védica, o sexo pode ser apreciado pelo pai de família (gṛhastha), desde que seja sob suas instruções, isto é: mesmo ao pai de família há o incentivo à castidade, ou seja o controle dos impulsos sexuais.

Os Vedas não proíbem o sexo para todas as classes, porém dão orientação aos seres humanos civilizados, com desejo à ascensão espiritual afim de capacitá-los a satisfazer suas propensões à gratificação dos sentidos sem que realmente necessitem se afastar do caminho espiritual.

Já no nivṛtti – mārga , ou seja, no caminho da realização transcendental, o sexo é completamente proibido. O regime de celibato é obrigatório para as outras três classes (brahmacarya, vānaprastha e sannyāsa)

O Pravṛtti – mārga é baseado na vida sexual, conforme declarado no Śrīmad- Bhāgavatam (7.9.45), “yan maithunādi- gṛhamedhi – sukhaṁ hi tuccham”. Segundo o Śrīmad- Bhāgavatam, se um chefe de família é muito viciado em pravṛtti – mārga, deve ser na verdade chamado de gṛhamedhī , não de gṛhastha.

Embora o gṛhastha deseje a gratificação dos sentidos, ele age de acordo com as instruções védicas. Já o gṛhamedhī , no entanto, está interessado apenas na gratificação dos sentidos, e não segue nenhuma instrução védica”.

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Texto parcialmente retirado da web e adaptado para o idioma portugês.

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